terça-feira, 28 de outubro de 2008

Consultei um filósofo!

Via "Telegrapho" encontrei este interessante artigo de Katia Chapoutier para a revista "Châtelein":

"Anna questiona-se se deve fazer um lifting. Paul interroga-se se se poderá amar a mesma pessoa para toda a vida. Marie-Claude inquieta-se sobre se é uma boa mãe. Estas pessoas não são depressivas, mas somente pessoas preocupadas com questões que lhes surgiram na vida. Hoje escolheram consultar um filósofo com quem poderão explorar o verdadeiro sentido da vida. A filosofia, muitas vezes considerada elitista e inútil tem também este lado pragmático que pode ser usado.

«Recebemos com frequência, pessoas com inquietações, que procuram mais um diálogo do que um monólogo» - explica Sophie Guillet, "filósofa prática". «O nosso método é simples: acompanhamos a pessoa de modo a que esta encontre uma resposta aos seus problemas».

A técnica remonta à Antiguidade com Sócrates, o filósofo que passeava pela cidade a desafiar às pessoas para se conhecerem a si próprias. Com as suas perguntas hábeis e por vezes maliciosas, obrigava as pessoas a reverem os seus pensamentos a fim de alcançarem melhor sabedoria (...)". Continuar a ler »

Sem comentários: