quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

A filosofia e o mundo do trabalho - novos desafios

Texto da Conferência proferida pelo Mestre Manuel Dias de Barros na Sessão Comemorativa do Dia Mundial da Filosofia, que teve lugar na Aula Magna da Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa, em Braga, no dia 20 de Novembro de 2008.
O Conferencista é Antigo Aluno da Faculdade de Filosofia e tem colaborado com esta Instituição como Supervisor de Estágios. É actualmente Presidente da Direcção da "Proviver" - Empresa Municipal/Vila Verde.

NOTA PRÉVIA
A comemoração do “ Dia Mundial da Filosofia”, reveste-se de um significado simbólico, por estarmos numa Academia que è, seguramente, uma das maiores referências internacionais no ensino a e na investigação em Filosofia.
É também, uma oportunidade de reflectir sobre um tema com a actualidade do nosso tempo, e que sustenta o devir da história do pensamento ocidental.
Neste contexto, quero agradecer o honroso convite à Faculdade de Filosofia de Braga, nas pessoas do Prof. Alfredo Dinis seu ilustre Director e do Prof. José Gama director da Licenciatura em Filosofia, responsável por esta iniciativa, a que respondi com muito entusiasmo, que espero ser capaz de corresponder na mesma medida, com o contributo que venho partilhar.
Felicitar toda a comunidade académica pelo alcance social e cultural desta iniciativa, numa altura em que são dados sinais de inovação no percurso de formação em Filosofia, num tempo em que a política de educação lhe vai reduzindo a importância, contrariando as recomendações de organizações internacionais como a UNESCO, e o que acontece com as opções políticas de
outros países que estão apostar na sua expansão. continuar a leitura

Sem comentários: