terça-feira, 16 de dezembro de 2008

A propósito da "Semana da Matemática" / Estágio na Junta de São Victor (Braga)

A Junta de Freguesia de São Victor, em colaboração com as Escolas da mesma localidade (EB1 do Bairro da Alegria; EB1 do Bairro Eng. Duarte Pacheco; EB1 D. Pedro V; EB1 das Enguardas; EB1 Santa Tecla; EB1 São Victor; Colégio Teresiano; Conservatório Música Calouste Gulbenkian e EB23 Dr. Francisco Sanches) e em parceria com a Clínica de Matemática da mesma Freguesia, realizou pelo quinto ano consecutivo a “Semana da Matemática em S. Victor”, entre 10 e 14 de Novembro de 2008, fomentando nos jovens desta autarquia o gosto e a aprendizagem desta disciplina. Pretendia-se, assim, cativar o interesse dos alunos em relação à disciplina de Matemática e mostrar através de formas lúdicas a vertente prática desta matéria no dia-a-dia.
A nossa participação nesta actividade consistiu na recolha de informações e de vídeos que ilustravam o uso prático da matemática (jogos, explicações, cálculo rápido e prático, etc.) e mostrar a ligação que se estabelece a partir de Pitágoras entre a Matemática, a Filosofia e a Música.
Dos vários jogos de aplicação destacamos o xadrez, jogos matemáticos (cartas), damas, quads, semáforos, oril, como os mais estimulantes para desenvolver a capacidade de raciocínio e do pensamento, de forma lúdica, bastante prática e informal. Estas estratégias oferecem uma indiscutível contribuição para a melhoria da aprendizagem dos alunos, bem como para o desenvolvimento sustentado das actividades pedagógicas e culturais da Freguesia e do Concelho de Braga.
Pareceu-nos ficar mais clara, para os que participaram no evento, a utilidade prática da Matemática em diversos domínios da vida (jogos, mundo de trabalho, construção de projectos etc.), bem como a presença da filosofia, tanto como factor estimulante no desenvolvimento do raciocínio e do pensamento, como nas relações lógicas que os números e a matemática estabelecem com os factos, ou seja a sua ligação com o mundo físico e concreto.
Neste âmbito, sublinhámos a ligação entre a Matemática e a Filosofia, a relação entre as regras e os jogos ou os números e a música. A Filosofia (com as suas regras lógicas e jogos) tem muita semelhança com a vertente prática da matemática; recorre-se ao método filosófico para desenvolver a capacidade de pensar com rigor. Recordámos que os pitagóricos já mostraram com toda a evidência as ligações entre estes domínios.
Esperamos que esta louvável iniciativa da Junta de Freguesia de S. Vítor (Braga) possa contribuir para recuperar o estatuto da Matemática e da Filosofia e combater o preconceito ou a ideia de que são inúteis, difíceis e sem aplicação, contrariando desta forma a carga negativa que pesa ao arredor destas disciplinas.
Texto elaborado por Heiton Q. P. Gomes,
aluno de Filosofia em estágio na Junta de Freguesia de S. Vítor/Braga.

Sem comentários: