quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Formação filosófica: mais-valia no mundo de hoje

Como é já do conhecimento público, a Faculdade de Filosofia (UCP/Braga) lançou, no corrente ano lectivo, a iniciativa inédita entre nós da criação de estágios no Curso de Licenciatura em Filosofia, orientados para as vertentes da intervenção sóciocultural no contexto das organizações. É, pois, na qualidade de estagiários que nos propomos apresentar alguns dos traços de maior relevância social deste desafio, no momento em que se comemora o Dia Mundial da Filosofia, patrocinado pela Unesco, e quando em Portugal se assiste a uma sistemática e perigosa erradicação da filosofia do espaço público.
Procuraremos, nesta nossa reflexão, sublinhar a concepção da filosofia como um exercício teórico-prático, ou seja um saber-fazer que se traduz em aplicações concretas nos diversos domínios da realidade. Em segundo lugar, identificaremos as principais competências que a filosofia proporciona, no sentido de demonstrar que elas constituem uma mais-valia em qualquer âmbito das actividades desenvolvidas nas instituições e organizações. Finalizaremos este texto referindo a nossa experiência de estagiários nas instituições que nos acolhem, bem como a motivação para deixarmos nas actividades em que estamos envolvidos uma marca identificativa da formação filosófica. continuar a leitura

Texto elaborado pelos alunos-estagiários do Curso de Filosofia: Domingos Faria, Heiton Gomes e Higino Lombe, no âmbito da Unidade Curricular “Estágio de Intervenção Sócio-Cultural”. Supervisão do docente Carlos Morais.
Publicado no Jornal Diário do Minho, 20 de Novembro de 2008, pp. 8-9.

Sem comentários: