quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

A Filosofia Prática / Estágio na Associação Portuguesa de Aconselhamento Ético e Filosófico

O estágio que estou a realizar ao abrigo do Protocolo celebrado entre a Faculdade de Filosofia (UCP – Braga) e a Associação Portuguesa de Aconselhamento Ético e Filosófico (APAEF) proporciona-me uma visão bastante alargada da aplicabilidade da filosofia à vida concreta, abrindo-me, até, o leque de possíveis saídas profissionais. Por outro lado, não é só o aspecto prático que me fascina neste estágio, mas o facto de constituir uma experiência antropológica e ontologicamente enriquecedora.
De todas as possibilidades que já fui captando, neste momento encontro-me inclinado para aprender o mais possível sobre a área do aconselhamento filosófico.
Com efeito, desde o início do ano lectivo até ao final do mês de Novembro participei já num bom leque de actividades, das quais elaboro esta breve resenha.
Workshop de filosofia para crianças:
Neste workshop/curso aprendi essencialmente as metodologias de Matthew Lipman e Óscar Brenifier. Pretendem estimular as crianças, de modo a atingirem um “pensamento de ordem superior”, com os seus aspectos críticos (problematização), criativos (elaboração de propostas) e de “caring” (respeito pelo outro). Participei em ateliers práticos sobre tópicos tais como: conceitos, a verdade, a mentira…, onde tive também a oportunidade de ser facilitador, orientando o grupo de reflexão.
Elaboração de planos de orientação de textos de filosofia para crianças
Em colaboração com orientadoras da APAEF treinei a elaboração de planos de orientação para facilitadores. A partir da análise de textos e suas temáticas elaborávamos um plano de questões dirigidas às crianças, provocando-as a pensar por si próprias. Foi-me proposto elaborar uma história e fazer o respectivo plano de orientação para depois ser aplicado.
Experiência de filosofia com/para crianças, em colaboração com a Biblioteca Almeida Garrett
Nesta biblioteca realizei com as orientadoras da APAEF uma sessão prática de filosofia para crianças na idade pré-escolar. Foi uma experiência muito importante, pois, exigiu que aplicasse as teorias do Workshop à situação concreta.
Frequência do curso de certificação (nível I) e treino na área do aconselhamento filosófico (consultas).
Esta actividade é, sem dúvida, uma das que considero mais importante do estágio.
Com o meu orientador da APAEF (Dr. Nuno Tavares) treino a metodologia do aconselhamento filosófico, acompanhando de perto o método de Óscar Brenifier, assimilando regras fundamentais acerca da orientação da consulta, formulação de questões pertinentes e que conduzam a uma análise e problematização eficazes, de forma a que se alcance a clareza do pensamento.
Vou assim, também, sendo testado na aquisição prática de competências e no progresso que vou realizando de aprendiz de conselheiro filosófico. A melhor forma de aprender o aconselhamento filosófico é pelo treino, numa purificação dos erros que acontecem sempre. Actualmente estou a seguir filosoficamente um problema (algo complexo para um principiante) de uma minha amiga. É uma área bastante estimulante.
Leituras e análise de textos relacionados com a filosofia prática
Tenho tido o acesso a um vasto conjunto de obras, revistas e textos sobre as diversas questões em redor da filosofia prática, onde destaco os nomes de Alex Howard, Jorge Dias, Lou Marinoff, Michel Russell, Óscar Brenifier, Ran Lahav, Shlomit Schuster. É um leque de autores e questões totalmente novos para mim, e que muito me enriquecem, exigindo muito mais tempo de maturação e de reflexão do que aquele que é possível disponibilizar.
Balanço apresentado por Domingos Faria, aluno de Filosofia da Universidade Católica a estagiar na APAEF.

Sem comentários: