terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Maratona Cultural e de Solidariedade / Estágio na Junta de Freguesia de São Victor (Braga)

(Extractos do relatório acerca do Plenário da Comissão Social da Freguesia de S. Victor/Braga):
«O Presidente da Junta incumbiu-me, enquadrado no terceiro ponto da agenda de trabalhos, a anunciar as diversas actividades que serão levadas a cabo pela referida Junta de Freguesia até o final do ano 2008. Confesso que no início fiquei algo intranquilo, com algum receio pelo desafio e responsabilidade que me foi atribuído. Contudo, a apresentação correu bem e no final todos os presentes apreciaram (…); fiquei muito satisfeito, não só com a minha participação, mas também com alguns elogios que recebi quer por parte do Senhor Presidente, quer dos restantes membros presentes.
É de destacar o conjunto de actividades inseridas na política de acção social, designadas por “solidariedade mais”, (…) que serão levadas a cabo pela Junta de Freguesia de São Victor em parceria com várias Instituições (…). Dentre elas enumeram-se as seguintes:
1. Avaliação dos resultados da campanha “Tampinha amiga e solidária” (…)
2. “Maratona Cultural e de Solidariedade” (…)
3. Campanha de recolha de produtos alimentares no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian durante todo o mês de Novembro.
4. Campanha de recolha de produtos alimentares no Hipermercado do Feira Nova, dia 13 de Dezembro de 2008 (…)
5. Início da distribuição de “cabazes de Natal pelas famílias referenciadas pela Comissão Social de mesma Freguesia (…)
Sublinho este conjunto de iniciativa louváveis da Junta, tanto pelo carácter solidário do projecto, como também pela forma como o projecto foi concebido, pondo em evidência e ligação entre a solidariedade, os valores sociais, a arte, a cultura.
Proponho-me desenvolver esta temática da solidariedade, sobretudo a preocupação com os menos favorecidos, e aprofundá-la na sua ligação com a arte como forma de enriquecer o projecto “Maratona Cultural e de Solidariedade”».
Relatório elaborado por Heiton Q. P. Gomes,
aluno de Filosofia da Universidade Católica, em estágio na Junta de Freguesia de São Victor/Braga.

Sem comentários: