
(para ampliar clique na imagem)
Jornal Diário do Minho, 27 de Dezembro de 2008, p. 6
Jornal Diário do Minho, 27 de Dezembro de 2008, p. 6
Filosofia Antiga, Estética, Estágios de Intervenção Sociocultural - LICENCIATURA EM FILOSOFIA | FACULDADE DE FILOSOFIA | UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA | BRAGA


Notícia publicada no Jornal Diário do Minho a propósito da tertúlia-debate em torno do tema "A arte e os seus lugares de exposição na cidade de Braga" que decorreu na Junta de Freguesia de São Victor em Braga, moderado por Heiton Gomes, aluno de Filosofia da Faculdade de Filosofia da Universidade Católica (Braga), no âmbito do seu Estágio de Intervenção Sócio-Cultural.
No Dia Mundial da Filosofia, conforme aqui demos a conhecer, a nossa Faculdade organizou umas Jornadas de reflexão acerca da importância vital da filosofia na sociedade e nos mais diversos sectores das actividades. Nesse encontro estiveram presentes várias turmas de filosofia de escolas do ensino secundário de Braga. No final, em jeito de balanço, pediu-se aos alunos que, livremente, respondessem ao questionário que aqui mostramos. A esmagadora maioria dos alunos presentes na Aula Magna respondeu a este desafio. As suas respostas constituem para nós o pretexto desta breve reflexão.
Como é já do conhecimento público, a Faculdade de Filosofia (UCP/Braga) lançou, no corrente ano lectivo, a iniciativa inédita entre nós da criação de estágios no Curso de Licenciatura em Filosofia, orientados para as vertentes da intervenção sóciocultural no contexto das organizações. É, pois, na qualidade de estagiários que nos propomos apresentar alguns dos traços de maior relevância social deste desafio, no momento em que se comemora o Dia Mundial da Filosofia, patrocinado pela Unesco, e quando em Portugal se assiste a uma sistemática e perigosa erradicação da filosofia do espaço público.
A fim de proporcionar aos finalistas da Licenciatura em Filosofia uma maior aproximação ao mundo laboral e sua inserção profissional, a Faculdade de Filosofia de Braga da Universidade Católica abriu, no presente ano lectivo, um conjunto de Estágios, em parceria com o Instituto Português da Juventude, a Junta de Freguesia de S. Vítor e a Associação Portuguesa de Aconselhamento Ético e Filosófico. Nestas instituições, os estagiários colaborarão nos sectores das actividades sócio-culturais, artísticas, da comunicação, da formação e dos recursos humanos. Pretende-se que estes alunos enriqueçam a sua formação no contacto vivo com as estruturas e os quadros destas organizações polivalentes e que, ao mesmo tempo, testem e apliquem as competências filosóficas nas diversas actividades em que participarão. A amplitude da compreensão cultural, a capacidade analítica, a construção coerente e estruturada do pensamento, o poder de argumentar e comunicar, a capacidade de reflectir criticamente, de criar conceitos e de inovar – apoiadas numa visão humanista e personalista – são competências intelectuais e destrezas que certamente estes alunos aplicarão nos projectos, nas iniciativas e no programa de actividades das referidas entidades. Continuação (Texto publicado no Diário do Minho, 28/10/2008)
"Philosophy lies at the heart of our approach to recruiting and developing our leadership, and our leaders. We need people who have the ability to look for different approaches and take an open mind to issues. These skills are promoted by philosophical approaches"